Goiás faz AUDIÊNCIA PÚBLICA: A hemodiálise está a beira do colapso no Brasil


Precisamos com certa urgência financiamento para hemodiálise. O número de pacientes só vem aumentando nos últimos anos e a quantidade de clínicas não tem acompanhado esta demanda;pelo
contrário,muitas clínicas estão fechando as portas e outras pedindo o descredenciamento ao SUS, pois o faturamento não cobre o custo fixo.
As clínicas que conseguem manter o funcionamento não estão conseguindo oferecer um tratamento digno e humanizado a seus pacientes,e infelizmente muitos pacientes não estão chegando a ter acesso ao tratamento Hemodialítico.
Nesses quase 13 anos de tratamento,jamais havia presenciado tal situação. As clínicas são, em sua maioria,privadas conveniadas ao SUS e podem a qualquer momento parar de fazer esse tratamento.
Esse problema não é apenas dos pacientes! É um problema de toda sociedade! As unidades estão pedindo reajuste desde 2012 e até então só conseguiram 5% de reajuste em 4 anos, o qual ainda não é suficiente para a manutenção das unidades dentro dos padrões exigidos pelas portarias que regulamentam o tratamento.
Ou nós,pacientes,profissionais de saúde,donos de clínicas,governo municipal,estadual e federal, nos unimos ou teremos ainda mais tragédias,se a hemodiálise não for tratada com responsabilidade por parte de nossos gestores, fatalmente muitos pacientes irão morrer sem acesso ao tratamento.
E esse é um problema nacional!
Vamos lutar pelos que precisam de acesso ao tratamento e por aquele que morreram desejando melhoras.
Desde já agradeço e conto com o apoio de todos!