Dia Mundial da Alimentação é comemorado com atividades em Colombo


WEBMASTER 14 DE OUTUBRO DE 2016
3745003037450032A Prefeitura de Colombo por meio da Secretária de Saúde realiza entre os dias 17 a 21 de outubro ações em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro.
A atividade realizada será o Bingo da Alimentação e através dele serão discutidos com a população sobre alguns alimentos comuns e o seu benefício para a saúde. A ação acontece em todas as Unidades de Saúde do Município nos períodos da manhã e tarde.
US Alto Maracanã: 21/10 (tarde)
US Atuba: 18/10 (tarde)
US Bacaetava: 19/10 (tarde)
US Belo Rincão: 18/10 (manhã)
US CAIC: 21/10 (manhã)
US Capiravi: 18/10 (tarde)
US Cesar Augusto: 18/10 (manhã)
US Guaraituba: 20/10 (manhã)
US Jardim das Graças: 19/10 (manhã)
US Jardim Guilhermina: 17/10 (tarde)
US Jardim Paraná: 17/10 (manhã)
US Jardim Osasco: 20/10 (manhã)
US Liberdade: 20/10 (tarde)
US Mauá: 21/10 (manhã)
US Moinho Velho: 18/10 (tarde)
US Monte Castelo: 20/10 (tarde)
US Nossa Senhora de Fátima: 19/10 (tarde)
US Quitandinha: 17/10 (tarde)
US Santa Tereza: 13/10 (dia todo)
US São Dimas: 17/10 (manhã)
US São Domingos: 21/10 (tarde)
US São José: 21/10 (tarde)
US Sede: 21/10 (tarde)
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: 
facebook.com/pmdecolombo

Estação do Ofício certifica 521 alunos em Colombo


WEBMASTER 13 DE OUTUBRO DE 2016

Os primeiros a receberem o diploma foram os alunos do Centro de Convivência Roça Grande


O Programa de Qualificação Profissional iniciou no dia 6 de outubro  a certificação de 521alunos.
O Programa de Qualificação Profissional iniciou no dia 6 de outubro a certificação de 521alunos.
O Programa de Qualificação Profissional – Estação do Ofício que oferece cursos profissionais e ocupacionais iniciou nesta quinta-feira, 6,  a certificação de 521 alunos. Entre os cursos ofertados estão: patchwork, pintura em tecido, cabeleireiro, manicure e pedicure, dança sênior, música e teatro, informática, secretariado, entre outros. Os primeiros a receberem o diploma foram os alunos do Centro de Convivência Roça Grande.
Para a Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza esse importante trabalho desenvolvido deve-se a Prefeita Beti Pavin – pelo fortalecimento e apoio dado aos programas sociais. “O Programa de Qualificação Profissional, tem como objetivo fortalecer a função protetiva da família, contribuindo assim na melhoria da sua qualidade de vida prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade sociais vivenciadas”, disse a secretária.
Entre os objetivos dos cursos está a capacitação profissional e o preparo para o mercado de trabalho.
Entre os objetivos dos cursos está a capacitação profissional e o preparo para o mercado de trabalho.
Divididos em sete grupos – os cursos ofertados pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social cumprem dois grandes objetivos: efetivar vínculos familiares e comunitários através de ações proativas de cada cidadão em relação ao gerenciamento de sua vida afetiva, social e econômica. O segundo almeja a capacitação profissional e o preparo para o mercado de trabalho.
Serão certificados entre os dias 6 e 22 de outubro os alunos dos C.C Girassol, CAIC, C.C Vó Joana, C.C CAIC, Projeto São Dimas, C.C Jardim Adriana, C.C Rio Verde, C.C Gralha Azul, C.C Meu Cantinho, C.C Maria do Rosário, C.C São Sebastião, Projeto Sede, CRAS Maracanã, Projeto Monte Castelo, CRAS Rio Verde e Projeto Santa Fé.

Serviço:
Entre os cursos ofertados estão: patchwork, pintura em tecido, cabeleireiro, manicure e pedicure, dança sênior, música e teatro, entre outros.
Entre os cursos ofertados estão: patchwork, pintura em tecido, cabeleireiro, manicure e pedicure, dança sênior, música e teatro, entre outros.
Dia: 6 de outubro
C.C. Roça Grande
Horário: 14h
Dia: 10 de outubro
C.C Girassol
Horário: 10h
CAIC
Horário: 14h
Dia: 11 de outubro
C.C Vó Joana
Horário: 10h
C.C CAIC
A entrega dos certificados acontecem até o dia 22 de outubro.
A entrega dos certificados acontecem até o dia 22 de outubro.
Horário: 14h
Dia: 13 de outubro
C.C Jardim Adriana
Horário: 10
C.C Rio Verde
Horário: 14h
Dia: 18 de outubro
C.C Gralha Azul
Horário: 10h
C.C Meu Cantinho
Horário: 14h
Dia: 20 de outubro
C.C Maria do Rosário
Horário: 10h
C.C São Sebastião
Horário: 14h
Projeto Sede
Horário: 09h30 e 14h
CRAS Maracanã
Horário: 14h
Dia 21 de outubro
Projeto Monte Castelo
Horário: 19h
CRAS Rio Verde
Horário: 14h
Dia 22 de outubro
Projeto Santa Fé
Horário: 15h
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: 
facebook.com/pmdecolombo
Fotos: Marcio Fausto/PMC

Dia Mundial da Saúde Mental é discutido em encontro


WEBMASTER 13 DE OUTUBRO DE 2016

Assuntos relacionados à conscientização da população em relação aos transtornos mentais foram debatidos durante encontro

O evento reuniu os profissionais da rede de Saúde Mental.
O evento reuniu os profissionais da rede de Saúde Mental.
O Encontro Municipal de Saúde Mental teve como tema: “Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no Município de Colombo: 10 anos de ações territoriais” foi realizado na última terça-feira, 11. A ação, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado sempre no dia 10 de outubro, visa conscientizar a população em relação aos transtornos mentais.
O evento reuniu os profissionais da rede de Saúde Mental, no auditório da Regional do Maracanã. O Secretário de Saúde, Darci Martins Braga enfatizou que o município de Colombo busca garantir a assistência necessária a estes pacientes.
“Oferecemos aos pacientes atendimentos por meio do Centro de Atenção Psicossocial de Transtorno Mental e do Centro de Atenção para Álcool e Drogas. Os serviços funcionam com uma equipe multiprofissional, ou seja, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos e técnicos – que realizam ações terapêuticas que visam a reabilitação psicossocial como atendimentos individuais com os técnicos da saúde mental, acolhimentos especializados, consultas médicas, orientações e reuniões familiares, grupos terapêuticos, visitas domiciliares nos territórios e ações de emergências nos territórios de acordo com a demanda”, explica o secretário da pasta.
A ação, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental visa conscientizar a população em relação aos transtornos mentais.Durante o evento foi ministrada uma palestra pelo médico, psiquiatra, mestre e doutor em Saúde Coletiva, Deivisson Vianna Dantas dos Santos. Logo após, houve uma apresentação musical – com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas – CAPS e do CAPS II. Além de oficinas gratuitas que serão abertas aos participantes.
A população estimada de Colombo é 234.941 habitantes, considerando os índices de prevalência adotados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 28.192 pessoas sofrem com transtornos mentais e 14.096 pessoas possuem problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, totalizando uma população aproximada de 42.288 pessoas que necessitam de cuidados mentais em algum momento da sua vida.
“É preciso mudar a maneira como a sociedade enxerga os pacientes que sofrem com transtornos mentais, por isso, a importância desta data. Que este momento de reflexão não fique restrito a este dia”, afirma o secretário de Saúde e médico, Darci Martins Braga.
Já no dia 13, será realizado um passeio no Parque Municipal da Uva envolvendo os pacientes e familiares, onde ocorrerão atividades de lazer e um piquenique. Estavam presentes durante o encontro os Secretários de Saúde, Darci Martins Braga, de Assistência Social, Maria da Silva Souza e o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nilton do Rim.
Encontro Municipal de Saúde Mental teve como tema: “Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no Município de Colombo: 10 anos de ações territoriais”.
Encontro Municipal de Saúde Mental teve como tema: “Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no Município de Colombo: 10 anos de ações territoriais”.
Serviço:
Os Centros de Atenção Psicossocial estão localizados nos seguintes endereços:
Caps Transtorno Mental – Travessa São Paulo, 188 – Campo Pequeno.
Telefone: 3606-2911
Caps Álcool e Drogas – Rua São Francisco Xavier, 269 – Jardim Fátima Tel: 3663-5742
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC

Inscrições abertas para aquisição subsidiada de alevinos em Colombo


WEBMASTER 13 DE OUTUBRO DE 2016

Várias espécies poderão ser adquiridas pelo Projeto Vida na Água, que tem como objetivo incentivar a diversificação desse trabalho

Inscrições abertas para aquisição subsidiada de alevinos
Inscrições abertas para aquisição subsidiada de alevinos
Estão abertas as inscrições para o Projeto Vida na Água, o programa de subsídio para a aquisição de alevinos até o dia 02 de dezembro. A iniciativa consiste na distribuição de alevinos com a participação dos produtores rurais do município de forma subsidiada pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.
Serão beneficiados, com o subsídio de 50% do valor, os produtores que residem na área rural do município de Colombo, que estejam devidamente cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAA), através do Cadastro de Produtor Rural – CAD-PRO ou no Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
O programa tem por objetivo diversificar as fontes de renda dos pequenos produtores rurais do município e incentivar o aumento da produção de peixes para o consumo familiar, além da venda em feiras livres. Outra vantagem do programa é melhorar o aproveitamento do potencial hídrico do município, reservatórios de água e dos viveiros existentes.
O secretário da pasta, Marcio Toniolo, explica a importância do programa para os agricultores da cidade. “A piscicultura vem adquirindo destaque no espaço agropecuário, dando rendimentos, melhorando o cenário econômico, e por isto é importante oferecer aos produtores rurais, este subsídio”, destacou Toniolo.
Poderão ser comprados alevinos de várias espécies, como: Carpa, Tilápia, Bagre Africano, Jundiá, Cat Fish, Pacu, Piauçu e Lambari. Para poder acessar o subsidio o produtor deve apresentar cópia do extrato da DAP ou CAD-PRO, RG, CPF e comprovante de endereço. Os pedidos podem ser feitos diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
SERVIÇO
Inscrição entrega de alevinos
Data: de 17 de outubro a 02 de dezembro
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
Endereço: Rua Pedro Pavin, 1022 – Centro – Colombo
Telefone: 3656-2490
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/PMC

Prefeitura de Colombo Informa: Edital de convocação para Audiência Pública – Plano de Manejo do Parque Municipal Gruta Bacaetava


WEBMASTER 14 DE OUTUBRO DE 2016
sugestão-de-notaA Prefeitura de Colombo por meio das Secretárias de Meio Ambiente e de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, em parceria com a Associação dos Produtores de Derivados do Calcário (APDC), realiza no dia 09 de novembro, às 14h, na sede da APDC, uma audiência pública para apresentação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Gruta Bacaetava.
O objetivo da audiência é de esclarecer para a população sobre os estudos realizados pela empresa consultoria e também de colher eventuais subsídios antes da apresentação final do Plano de Manejo.
Aos interessados, o documento ficará disponível para consulta na Secretária de Meio ambiente e também nos sites da APDC (www.appcal.com.br) e da Prefeitura de Colombo (www.colombo.pr.gov)
Serviço
Audiência pública sobre o Plano de Manejo do Parque Municipal Gruta Bacaetava
Data: 09 de novembro
Horário: 14h
Local: Sede da APDC – Rua Zacarias de Paula Xavier, 408, salas 01 e 02 – Centro.
Edital de Publicação - Audiência Pública 09-11-16
Arquivos auxiliares para download:

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: 
facebook.com/pmdecolombo

Wagner Moura recusa convite para participar de série sobre a Lava Jato


Da Redação

wagnermouraParceiro de José Padilha em Tropa de Elite e na série Narcos, o ator Wagner Moura recusou o convite do diretor para participar de uma série sobre a Operação Lava Jato. A informação foi divulgada neste domingo (16) pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Jet Wash será a segunda produção dirigida por Padilha na Netflix. Segundo o diretor, a série vai mostrar, de modo imparcial, “o maior esquema de corrupção já visto no Brasil”.
Wagner Moura deixou recentemente o papel do traficante Pablo Escobar na série Narcos e está livre para um novo papel.

Em tarde inspirada, Atlético vence o Coritiba na Vila Capanema e volta a sonhar com o G-6


Por Guilherme Coimbra

Com um gol e uma assistência, Pablo foi um dos destaques do Atlético no clássico (Geraldo Bubniak/FutebolParanaense.Net)
Com um gol e uma assistência, Pablo foi um dos destaques do Atlético no clássico (Geraldo Bubniak/FutebolParanaense.Net)
E a festa no Atletiba foi rubro-negra. Superior do início ao fim, o Atlético aproveitou uma tarde pouco inspirada do Coritiba para vencer o clássico, neste sábado (16), na Vila Capanema, e seguir firme em busca de uma vaga para a Libertadores.
O Furacão abriu o placar na primeira etapa, com um belo gol de Rossetto, após bobeada do sistema defensivo coxa-branca. A vitória foi consolidada na etapa final, com Pablo, aproveitando passe de Lucho González para tocar na saída de Wilson e dar números finais ao clássico.
Com a vitória, o Atlético foi aos 48 pontos e segue próximo do G-6, enquanto o Coritiba permanece com 37 e segue próximo da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Coxa vai encarar o Fluminense, no domingo (23), às 18h30, no Couto Pereira. Antes disso, o Alviverde recebe o Atlético Nacional, na quarta-feira (19), às 21h45, em jogo válido pela Copa Sul-Americana. O Rubro-Negro joga apenas na segunda-feira (24), às 20h, contra o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte.
Atlético sai na frente com uma reclamação para cada lado
O primeiro tempo teve boa movimentação no meio-campo para ambos os lados. Melhor no início, o Atlético tomou a iniciativa e apostou nas descidas rápidas para tentar surpreender o rival. Aos 18 minutos, o Rubro-Negro ficou na reclamação em um cruzamento de Lucho González que desviou no braço de Luccas Claro e a arbitragem nada marcou. No lance seguinte, aos 20, a defesa coxa-branca bobeou, Pablo roubou a bola e cruzou para a área. Hernani desviou e ela sobrou para Rossetto, que ajeitou e soltou a bomba, sem chances para o goleiro Wilson, abrindo o placar no clássico. Os alviverdes ficaram na bronca que a bola teria saído no lance.
Coritiba seguiu com a mesma postura e Furacão ampliou
Na tentativa de mudar o ímpeto da equipe, Carpegiani tentou reorganizar o setor ofensivo com a entrada de Kazim no intervalo. Mas foi o Atlético quem soube se impor na etapa final. Aos 16 minutos, Dodô deu passe errado e a bola sobrou para Hernani, que puxou para a direita e chutou forte, carimbando a trave direita alviverde. Mas pouco mais tarde, aos 23, o Rubro-Negro ampliou a contagem. Em chegada rápida, Lucho González acionou Pablo, que recebeu dentro da área e bateu na saída de Wilson para dar números finais ao jogo.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 2X0 CORITIBA
Local: Vila Capanema, Curitiba (PR).
Data: 16 de outubro de 2016.
Horário: 17h.
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ).
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ).
Público e renda: 6.684 pagantes/ 7.771 público total/ R$ 69.080,00
Atlético: Weverton; Léo, Wanderson, Thiago Heleno e Renan Lodi (Sidcley); Otávio, Matheus Rossetto (Marcão), Hernani, Lucho González (João Pedro) e Lucas Fernandes; Pablo.
Técnico: Paulo Autuori.
Coritiba: Wilson; Dodô (Iago Dias), Walisson Maia, Luccas Claro e Juninho; João Paulo, Edinho (Carlinhos), Juan e Raphael Veiga; Leandro e Vinícius (Kazim).
Técnico: Paulo César Carpegiani.
Cartões amarelos: Leandro, Juninho e Iago Dias (CFC).
Gols: Matheus Rossetto (CAP) aos 20’ do primeiro tempo e Pablo (CAP) aos 23’ do segundo tempo.

Investigações já atingem 18 ministros da era petista


estadao_conteudo_cor-14

Investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) indicam que ministros dos governos Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016) são suspeitos de envolvimento em esquemas que movimentaram pelo menos R$ 1,25 bilhão de forma ilegal, por meio de irregularidades no uso do dinheiro público e propinas pagas por empresas privadas durante o exercício do cargo.
Foto: EBC
Foto: EBC
O dado faz parte de um levantamento feito pelo Estado no Supremo que mostra que 18 ministros estão sob investigação de desvio de recursos nas gestões petistas – 4 no período Lula, 10 no de Dilma e outros 4 comuns aos dois governos. Foram considerados os já condenados (1), réus (2) e investigados (15) – neste último caso, o número engloba os processos na Corte e os remetidos a outras instâncias pelo STF. Foram pesquisados os nomes de 167 ex-ministros nas duas gestões.
Esses números, mesmo após o impeachment de Dilma, podem aumentar com as próximas etapas da Operação Lava Jato e a possível revelação de mais envolvidos no esquema de corrupção na Petrobrás. Alguns são citados em delações, mas ainda não são investigados ou viraram réus. Além dos ministros, os ex-presidentes Lula e Dilma também aparecem em investigações. O próprio Lula é réu em três ações penais abertas nos últimos dois meses e acusado de organização criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça. Dois casos correm na Justiça Federal em Brasília e outro em Curitiba. Dilma também é alvo de inquérito no STF por tentar atrapalhar o andamento da Lava Jato. Segundo os investigadores, ela nomeou Lula para a Casa Civil unicamente para dar-lhe o direito ao foro privilegiado.
Não foram incluídos nesse levantamento os ex-ministros suspeitos de cometer irregularidades fora do cargo ou ao exercer outras funções – caso de outros gestores da era petista que enfrentam processos no STF. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), ex-ministra da Casa Civil de Dilma, é ré em ação que investiga o recebimento de recursos da Petrobrás, no valor de R$ 1 milhão, para financiar sua última campanha ao Senado. O ex-deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), que passou pelos Ministérios da Previdência e do Trabalho no governo Lula, é suspeito de, posteriormente, na condição de presidente do PT, pedir 1% de propina sobre os contratos da Andrade Gutierrez com o governo federal. Berzoini foi incluído no inquérito do “quadrilhão”, o principal da Lava Jato.
No atual governo, Michel Temer nomeou seis ministros que eram investigados no Supremo – suspeitos de envolvimento em crimes eleitorais, falsidade ideológica, quadrilha e com o esquema de corrupção na Petrobrás. Até o momento, três já deixaram o cargo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Menina de um ano cai em buraco com água e morre afogada no interior


Da Redação com Catve.tv

meninaafogada
Vítima faria dois anos em novembro (Reprodução)
Uma menina de um ano e 11 meses morreu afogada após cair em um buraco na zona rural de Capanema, no sudoeste do Paraná, durante a tarde deste sábado (15). Segundo os bombeiros, caiu em buraco aberto para fossa, de aproximadamente três metros de profundidade, e que tinha acumulado água da chuva.
Os pais da menina estavam plantando grama próximo da casa, que na linha Lajeado Tigrinho e por um momento de distração perderam a filha de vista.
Eles encontraram a filha já caída no buraco sem vida. Os pais tentaram reanimar a menina e a encaminharam ao hospital, onde não houve êxito em salvar a criança.
O corpo da menina foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. A Polícia Civil foi acionada para investigar o caso.

Após 50 dias, Curitiba volta a ter temperatura acima dos 30°C


Da Redação

sol30
Foto: Banda B
Após 50 dias, Curitiba voltou a ter na tarde deste domingo (16) uma temperatura acima dos 30°C. A informação foi divulgada pelo Instituto Meteorológico Simepar, que confirmou que o último 26 de agosto, quando os termômetros alcançaram 30,1°C. Para este domingo, ainda há chance de chuvas isoladas na região da capital.
Pelo menos até a quarta-feira, segundo o Simepar, teremos dias parecidos com o de hoje, com bastante calor e pouca chance de chuva durante as tardes. As chuvas que ocorrerem, porém, prometem ser muito irregulares e de curta duração.
Novamente os termômetros podem chegar até os 30°C ao longo da semana.