Colombenses são destaques em diversas modalidades esportivas


WEBMASTER 25 DE OUTUBRO DE 2016

Entre as premiações da equipe do Projeto Um Futuro Melhor – PRÓFUTURO –estão: o Campeonato Brasileiro de Atletismo e seis medalhas na Marcha Atlética

Podium da prova dos 5.000m Marcha:  o atleta Paulo Henrique ribeiro ao centro.
Podium da prova dos 5.000m Marcha: o atleta Paulo Henrique ribeiro ao centro.
Podium da prova do lançamento do Martelo: ao centro Osmar Gielow Junior e a esquerda Igor Fernando Vandelão.
Podium da prova do lançamento do Martelo: ao centro Osmar Gielow Junior e a esquerda Igor Fernando Vandelão.
Podium da prova do Lançamento do Disco: ao centro Vitor Motin e a direita Igor Fernando Vandelão.
Podium da prova do Lançamento do Disco: ao centro Vitor Motin e a direita Igor Fernando Vandelão.
O atleta Vitor Gabriel Motin recebe o troféu de melhor atleta masculino da competição.
O atleta Vitor Gabriel Motin recebe o troféu de melhor atleta masculino da competição.
A equipe colombense do Projeto Um Futuro Melhor – PRÓFUTURO – foi campeã masculina e vice-campeã geral, na soma das pontuações masculina e feminina – do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16. A competição aconteceu em São Bernardo do Campo – SP, entre os dias 21 e 23 de outubro.
Após conquistar os títulos de Campeão Paranaense sub-18, o vice-campeonato Paranaense sub-16 e o 4º lugar no Campeonato Paranaense sub-14 – a equipe de atletismo desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Colombo, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude foi destaque.
“Gostaria de parabenizar todos os atletas, familiares e funcionários do departamento de esportes envolvidos nestas conquistas, e a Prefeita Beti Pavin pelo apoio incondicional ao esporte”, afirmou o Diretor do Departamento de Esportes, Paulo César Cardoso.
Foram seis medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze. Na prova dos 5.000 metros marcha atlética a medalha de ouro foi conquistada pelo atleta Paulo Henrique Ribeiro, que com o tempo de 24 minutos e 53 segundos estabeleceu o novo recorde paranaense da prova.
“Ficamos imensamente felizes com essas conquistas, em menos de um mês buscamos mais de 60 medalhas em campeonatos estaduais e nacionais, isso nos da à certeza que estamos realizando um trabalho muito qualificado”, disse o professor Rodrigo da Silva, um dos professores do Projeto Atletismo Por Um Futuro Melhor – PRÓFUTURO.
Na prova do Lançamento do Martelo teve dobradinha colombense no podium. O grande campeão brasileiro da prova foi o atleta Osmar Gielow Junior seguido do atleta Igor Fernando Vandelão, o atleta ainda foi o terceiro colocado na prova do lançamento do disco.
O grande destaque foi o atleta Vitor Gabriel Motin, campeão e recordista brasileiro das provas do arremesso do peso, com 19,60m, e do lançamento do disco, com 69,86m. Além dos recordes e vitórias conquistadas Vitor foi eleito o melhor atleta masculino da competição. Também fizeram ótimos resultados durante a competição – os atletas: Pedro Henrique Dalagrana, 9º colocado nos 1.000 metros rasos com o tempo de 2 minutos e 43 segundos. E o atleta André Felipe Estevam da Silva, 6º colocado no lançamento do dardo e 10º na prova do pentatlo.
“Conseguimos chegar a um altíssimo nível técnico, mas mais do que isso estamos ficamos orgulhosos por contribuir na formação cidadã destes atletas, esporte leva consigo os valores culturais e educacionais importantes para estas crianças.” Completou o professor Sidmar Andrigheto Gielow também professor do projeto.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Digulgação/ PMC

COLUNA DE SAÚDE DE ROSANE DO CARMO: Amamentação



Amamentar é a maneira mais saudável de alimentar seu filho, nos primeiros 2 anos de vida.
Nos primeiros seis meses, a amamentação deve ser exclusiva, o leite materno sacia a fome, sede, possui muitos nutrientes, que precisa para crescer, se desenvolvendo forte e saudável, é o momento em que a mãe e o filho tem contato único.
Somente o leite materno trás benefícios jamais dado por outro alimento artificial.
.
 Vantagens para o bebê

·         O bebê recebe os anticorpos da mãe, para proteção contra diarreia e infecções e alergias;
·         Favorece  a relação afetiva mãe e bebê,
·         Ajuda a criança a, desenvolver-se bem física e emocionalmente;
·         Excelente exercício para a face da criança;
·         É importante para desenvolvimento da fala e respiração adequada, além de tornar os dentes bem posicionados, fortes e bonitos;

Vantagens para a mulher

·         Amamentar  ajuda a mulher perder mais rápido o peso adquirido na gravidez, desde que alimente-se adequadamente, com nutrientes;
·         Diminui o sangramento pós parto;
·         Diminui as chances de desenvolver anemia,Câncer de mama, ovário, diabetes e infarto cardíaco;
·         É o único alimento que não  tem  custo algum, é de graça;

Dicas para amamentar

·         A “ pega”  e a posição  do bebê são importantíssimos para que ele consiga mamar;

·         O bebê deve estar virado para a mãe,  de frente, quanto mais sentadinho  melhor, não deve ser amamentado deitado.

·         Ele deve ficar sentadinho na perna no mesmo sentido da mama que for sugar; exemplo, mama esquerda, sentadinho na perna esquerda;

·         Manter a cabeça de frente para o peito e o nariz na frente do mamilo;

·         Ele deve abocanhar além do mamilo, o máximo possível da parte escura do peito, o mamilo;

·         Cada bebê  tem seu próprio ritmo de mamar, deve ser respeitado;

·         O tempo da mamada cabe ao bebe decidir;

·         Deve-se deixar o beber sugar. E esgotar toda a mama, para depois na próxima mamada, esgotar a outra. Uma por vez.

Dicas para amamentar

·         Durante a gestação,  a futura mamãe já deve ir preparando a mama, pois dessa forma ela irá facilitar na hora de amamentar;
·         Evite passar cremes, óleos, no mamilo, pois isso  causa rachaduras, fissuras na mama.
·         Amamentar não deve causar dor, desconforto, nem machucar o peito,
·         O leite materno não existe fraco ou forte, no início a produção é pequena, mas quando mais o bebê sugar, mais desce.
·          Nada de chupetas, mamadeiras,isso pode levar o bebê a rejeitar o peito da mãe;
·         Nao faça dietas nesse momento, nem tome mediações sem prescrição médica.
·         Evite bebidas alcoólicas e cigarro.
·         A mulher que usa drogas, como maconha, crack, cocaína e e soropositivo, não pode amamentar.

NÃO ESQUECER QUE:

A MULHER NECESSITA DE ATENÇÃO, APOIO E , CARINHO NESSE MOMENTO, POIS É  UM PERÍODO DE ADAPTAÇÃO, DIFICULDADES, INSEGURANÇA E PREOCUPAÇÕES.

Na dificuldade ou dúvidas  é importante procurar ajuda profissional, unidade de saúde, banco de leite humano.

Insista  sempre para o bebê aceitar o leite materno, e a mamãe deve acreditar que é capaz, e que seu filho agradecerá no futuro.


Atenciosamente:
Rosane





Caminhada pela Campanha Outubro Rosa reúne centenas de pessoas em Colombo


WEBMASTER 24 DE OUTUBRO DE 2016

A ação teve como objetivo conscientizar a população feminina sobre a prevenção do câncer de mama

A caminhada em mobilização a Campanha Outubro Rosa reuniu aproximadamente 200 pessoas, na manhã de sexta-feira, 21, em Colombo.
A caminhada em mobilização a Campanha Outubro Rosa reuniu aproximadamente 200 pessoas, na manhã de sexta-feira, 21, em Colombo.
A caminhada contou com a animação da Fanfarra Municipal de Colombo (FAMCOL) e o apoio da Policia Militar e Guarda Municipal.
A caminhada contou com a animação da Fanfarra Municipal de Colombo (FAMCOL) e o apoio da Policia Militar e Guarda Municipal.
Entre os meses de janeiro a agosto deste ano, os Serviços de Saúde do município realizaram 7109 exames Citopalógicos.
Entre os meses de janeiro a agosto deste ano, os Serviços de Saúde do município realizaram 7109 exames Citopalógicos.
As mulheres colombense podem com contar com os serviços da Unidade de Saúde da Mulher.
As mulheres colombense podem com contar com os serviços da Unidade de Saúde da Mulher.
A caminhada em mobilização a Campanha Outubro Rosa reuniu aproximadamente 200 pessoas, na manhã de sexta-feira, 21, em Colombo. A ação realizada pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde teve inicio às 9h, ao lado do Terminal Guaraituba em direção à nova Unidade de Saúde da Mulher, no bairro Maracanã. A caminhada contou com a animação da Fanfarra Municipal de Colombo (FAMCOL) e o apoio da Policia Militar e Guarda Municipal.
Para o Secretário da Pasta, Darci Martins Braga o objetivo principal foi conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. “É de extrema relevância que o município ofereça os serviços, pois o desconhecimento pode acarretar em problemas graves, como o câncer de mama,” explica Dr. Braga.
Atualmente o município conta com mais de 111 mil mulheres residentes, destas mais de 75 mil estão em idade fértil (faixa etária entre 10 e 49 anos), ou seja, 68%. E, mais 33 mil são mulheres acima dos 40 anos de acordo com o DataSUS de 2012 – assim 30% da população feminina encontra-se na faixa etária de risco – que aumenta o desenvolvimento do câncer de mama e colo de útero.
Entre os meses de janeiro a agosto deste ano, os Serviços de Saúde do município realizaram 7109 exames Citopalógicos (Preventivos de Colo de útero) e 4418 Mamografias. As mulheres colombenses também podem com contar com os serviços da Unidade de Saúde da Mulher.
“Para marcar o Movimento Rosa de Colombo vamos contar com ações que serão neste mês. Além de chamara atenção das mulheres em idade de risco, as ações procuram conscientizar sobre a importância da prevenção da doença”, enfatiza Dr. Braga.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/ PMC

Colombo se prepara para implantar o SAMU Metropolitano


WEBMASTER 25 DE OUTUBRO DE 2016

A Prefeitura de Colombo passará a compor a Rede do SAMU Metropolitano no final de dezembro

Colombo se prepara para implantar o SAMU Metropolitano O município de Colombo passará a compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano no final do mês de dezembro. Para integrar a rede o município vai disponibilizar duas ambulâncias, ou seja, Unidades de Suporte Básico de vida (USB) – que ficarão localizadas estrategicamente na Base do SAMU.
O novo serviço oferecido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde tem como principal objetivo chegar antecipadamente à vítima – após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.
“São casos que podem levar a sofrimento, as sequelas ou mesmo a morte. É de um serviço de Atendimento Pré-hospitalar (APH), que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível”, explica o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga.
Para a Prefeita de Colombo, Beti Pavin será um importante avanço na área da saúde do município. “Vamos fazer parte de uma grande rede, pois o SAMU regional não tem fronteiras. Dessa maneira se algum paciente necessitar do serviço e a ambulância de um município já estiver em um atendimento e surgir outra urgência no mesmo loca, uma unidade de outro município poderá ser deslocada para atendê-lo”, explica Beti.
Para a viabilidade da implantação do SAMU haverá uma parceria entre os municípios: Colombo, Pinhais e Piraquara que custearão por meio de rateio uma Unidade de Suporte Avançado de Vida para atender as legislações vigentes.
Vale lembrar que a Prefeitura ao compor o SAMU passa a ter acessos a outras Centrais de Regulação fortalecendo desta forma a rede de Urgência e Emergência, possibilitando a abertura de outras portas de entrada do nível terciário minimizando o tempo de permanência dentro das nossas Unidades de Pronto Atendimento.
Sobre o atendimento
O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. “Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário”, ressalta Dr. Braga.
A base provisória do SAMU Metropolitano em Colombo, ficará localizada ao lado do Pronto Atendimento do Alto Maracanã com o intuito de otimizar o tempo resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços de saúde de referência.
Serviço:
SAMU Metropolitano
Telefone: 192
Central da Ambulância, localizada na Rua Abel Scuissiato, 40.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
Foto: João Senechal/ PMC

Colombo receberá Campeonato Paranaense de Mountain Bike


WEBMASTER 25 DE OUTUBRO DE 2016

Ao todo 12 categorias irão disputar o trajeto que percorrerá a área rural do município

IMG_4588
Acontece no dia 27 de novembro o Campeonato Paranaense de Mountain Bike – categoria Cross Country Olímpico, que será realizado no Pesque Pague Gasparin e Filhos. A competição é uma realização da Federação Paranaense de Ciclismo (FPC) com o apoio da Prefeitura de Colombo, por meio do Departamento de Esportes.
“É um evento que favorece o crescimento da categoria, e, possibilita a entrada de novos adeptos e, muitas vezes, a descoberta de novos talentos”, destaca o Diretor de Esportes, Paulo Cesar Cardoso.
O percurso da prova terá 4 km por volta e o trajeto percorrido será pela área rural do bairro Bacaetava, incluindo as estradas de chão e trilhas. O número de voltas será definido de acordo com a categoria a qual o atleta pertence, ao todo serão 12 categorias, desde juvenil até veterano.
A largada da prova será realizada em dois horários, às 8h e às 12h. A expectativa é de que a competição reúna aproximadamente 500 pessoas, entre atletas e público externo.
Os interessados deverão se inscrever através do site http://www.assessocor.com.br/. Mais informações pelo telefone 41. 3656-7145.
Serviço
Campeonato Paranaense de Mountain Bike
Data: 27 de novembro de 2016
Local: Pesque Pague Gasparin e Filhos – Rodovia Antônio Gasparin, 33. (Estrada das Grutas em frente à Igreja do Bacaetava)
Para maiores informações: 41. 3656-7145.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Delegado abre inquérito para investigar ata fraudada por presidente do Corinthians


O pedido de investigação, feito pelo ex-deputado e conselheiro corintiano Romeu Tuma Júnior, se baseia em reportagem de ÉPOCA sobre fraude na Arena Corinthians

RODRIGO CAPELO
24/10/2016 - 16h51 - Atualizado 24/10/2016 17h05
Roberto de Andrade, presidente do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)
O delegado Roberto Tadeu Sampaio Lopes, titular do 52º DP, no Parque São Jorge, determinou na tarde desta segunda-feira (24) a abertura de inquérito para investigar a ata da Arena Corinthiansfraudada por Roberto de Andrade, presidente do clube. O pedido foi feito pelo ex-deputado estadual e conselheiro corintiano Romeu Tuma Júnior.
O inquérito se baseia na reportagem publicada por ÉPOCA na sexta-feira (21). Andrade assinou a lista de presença de assembleia geral do fundo de investimentos que comanda a Arena Corinthians realizada em 5 de fevereiro de 2015. O cartola se identificou como presidente corintiano, mas só viria a ser eleito dois dias depois, em 7 de fevereiro. O ato pode configurar falsidade ideológica, quando alguém insere uma informação falsa em um documento público ou privado.
A Polícia Civil, na fase da apuração, vai ouvir testemunhas, intimar o presidente corintiano a depor e buscar documentos em cartórios para apurar se houve crime, uma etapa que deve durar até 30 dias. Após a investigação o delegado vai decidir se indiciará Andrade.
Ata de assembleia da Arena Corinthians (Foto: Reprodução)

Assaltantes mantêm família refém por três horas no Jardim das Américas; negociação envolveu presença da imprensa


Por Elizangela Jubanski e Djalma Malaquias


Três assaltantes mantiveram uma família refém por três horas no bairro Jardim das Américas, em Curitiba. O assalto aconteceu por volta das 6h20 desta terça-feira (25) quando um dos filhos do casal saía para ir a faculdade.. Eles estavam armados e queriam objetos e dinheiro da casa. Em poucos minutos, a casa estava cercada por policiais e as negociações para a liberação dos reféns começou. Uma adolescente de 17 anos foi libertada por volta das 7h30 e outras três pessoas da família cerca de uma hora depois. A rendição dos bandidos e a liberação dos reféns foi negociada a partir da presença de repórter de meios de comunicação. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM) comandou as negociações.
A casa fica na rua Ana Berta Roskamp quase esquina com a Dr. Hugo de Barros. Os assaltantes invadiram o local por volta das 6h, mas vizinhos notaram a ação e acionaram a polícia imediatamente. Em poucos minutos, viaturas cercaram a casa da família. Durante as negociações, policiais buscaram um parente de um dos bandidos, que pediu para que eles se rendessem.
O capitão Hudson que comandou a operação afirmou que os assaltantes pediam a presença da imprensa para que liberassem os reféns. “Nós autorizamos a aproximação da imprensa, foi um pedido da equipe de negociação e para que nada ocorra fora do padrão vamos autorizar a aproximação com segurança”, disse à Banda B.
Por volta das 8h40, os três assaltantes liberaram os outros três reféns – um casal e outro jovem. “Eles renderam uma pessoa que estava saindo de casa com um veículo. A observação do vizinho, nesse caso, ajudou bastante nessa rendição e no desfecho porque a polícia chegou rápido e as negociações iniciaram. Estão todos bem, foi um bom desfecho”, disse o capitão Siloto.
Quatro armas foram apreendidas – revólveres e pistolas. Há informação de que um fugiu antes da chegada da polícia, mas sem afirmação oficial. Ainda assustado, mas tranquilo com o desfecho, o pai disse à Banda B que os bandidos não foram violentos e a ação da polícia foi bastante rápida.
“Eu fui dar espaço para meu filho que estava indo pra a faculdade. Tirei meu carro e, em seguida, ele tirou o dele. Quando eu estava entrando com o meu carro, eles entraram com tudo, enroscaram no meu portão, saíram armados de um carro já mandando ir para dentro de casa. Eles não agiram de forma violenta porque foi tudo muito rápido, até agradeço muito a polícia a chegada”, finalizou a vítima, que não terá seu nome revelado.
Um dos suspeitos é foragido do sistema prisional e a identidade de todos será checada na delegacia. Os bandidos que se renderam foram presos e encaminhados ao 6º Distrito Policial.

Velório de Carlos Alberto Torres será na sede da CBF



estadao_conteudo_cor
torres

A CBF informou no início da tarde desta terça-feira que o velório de Carlos Alberto Torres será realizado em sua sede, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O capitão do tricampeonato mundial da seleção brasileira morreu nesta terça após sofrer um enfarte fulminante, aos 72 anos. A entidade ainda divulgará os detalhes sobre o velório.
Como homenagem ao ídolo, a CBF declarou luto oficial de três dias, com as bandeiras da sede a meio mastro. Além disso, a entidade definiu que todas as partidas das competições que organiza serão precedidas por um minuto de silêncio nos próximos dias.
“Aos 72 anos, Carlos Alberto Torres deixa um enorme legado de conquistas e colaboração intensa para o desenvolvimento do nosso futebol. Obrigado, Capita. Sua história estará para sempre entre nós”, registrou a CBF, em seu site.
Torres é considerado um dos maiores laterais-direitos da história – para muitos, o melhor deles. O capitão do tri atuou profissionalmente por quase duas décadas e chegou a ser campeão com o Flamengo, Botafogo e Fluminense como treinador. Desde 2005, entretanto, estava afastado dos gramados como técnico e trabalhava apenas como comentarista do canal Sportv.
Pela seleção brasileira, chegou a ser convocado para a Copa do Mundo de 1966, mas acabou cortado. Em 1970, já era o capitão que entrou para a história por ser o último a levantar a Taça Jules Rimet, depois roubada. No total, fez 68 jogos pelo Brasil e quatro pela equipe olímpica até 1977, marcando nove gols.