Planalto teme que delação da Odebrecht envolva ministros



estadao-5-8-3-6-1-1-4-4-3

O acordo de delação premiada da empreiteira Odebrecht preocupa o presidente Michel Temer, que já enfrenta uma crise com a denúncia envolvendo o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, um de seus homens de confiança.
O receio é de que as acusações provoquem um clima de instabilidade política, prejudicial à recuperação da economia.
Auxiliares de Temer afirmam não ter dúvidas de que as delações, no âmbito da Lava Jato, vão atingir não somente Geddel, como outros ministros importantes. Na lista estariam o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos, Moreira Franco. Geddel, Padilha e Moreira integram o “núcleo duro” do Palácio do Planalto.
Apesar de ter dado apoio a Geddel, Temer está sendo aconselhado a dispensá-lo. Até agora, ele avalia que uma mudança na equipe pode prejudicar a votação da proposta de emenda constitucional (PEC) que limita os gastos públicos, em tramitação no Senado. Temer corre contra o tempo para aprovar a PEC porque só depois desta etapa enviará ao Congresso as reformas da Previdência e da lei trabalhista.
Reforma ministerial
No cenário idealizado pelo presidente, a reforma ministerial deve ocorrer apenas depois da eleição para as presidências da Câmara e do Senado, em fevereiro de 2017. A delação de Marcelo Odebrecht e de executivos da empreiteira, porém, podem atrapalhar os planos de Temer, tornar a situação de Geddel insustentável e até apressar algumas trocas. Ontem, por exemplo, Roberto Freire foi empossado no cargo de ministro da Cultura, substituindo Marcelo Calero, que acusou Geddel de pressioná-lo para liberar a construção de um prédio, em Salvador. O chefe da Secretaria de Governo tem um apartamento ali.
O Planalto está apreensivo, ainda, com o fato de a delação poder alvejar o líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), e muitos parlamentares da base aliada. Há também a percepção de que a Lava Jato tem potencial para ressuscitar manifestações de “Fora, Temer” e tornar inviável o ajuste fiscal.

Professor de Muay Thai é preso suspeito de atirar contra adolescente em briga de torcidas


Da Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Suspeito de atirar contra um adolescente durante briga de torcidas em Curitiba, o professor de Muay Thai Michel Eduardo de Lima foi preso nesta quinta-feira (24). De acordo com a Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), ele foi detido em União da Vitória, na região sul do estado, após meses de investigação.
Em foto divulgada pela Demafe, Lima aparece atirando contra membros do Império Alviverde nas proximidades do Terminal Sítio Cercado. O preso, de cinza, seria integrante da Zona Sul.
Após o disparo, a vítima ficou três dias internada. Michel já tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas.
Mais informações sobre o casão serão divulgadas pela polícia na manhã de sexta-feira (25).

História da imigração italiana em Colombo é retratada em mural


WEBMASTER 23 DE NOVEMBRO DE 2016

Ao todo são três murais inseridos em pontos turísticos do município: No Pavilhão de Eventos e na Bilheteria do Parque Municipal da Uva, e também em frente ao Departamento de Turismo

O ponto escolhido para receber a terceira obra de arte foi a Bilheteria do Parque Municipal da Uva.
O ponto escolhido para receber a terceira obra de arte foi a Bilheteria do Parque Municipal da Uva.
Ao todo são três murais inseridos em pontos turísticos do município.
Ao todo são três murais inseridos em pontos turísticos do município.
As imagens retratam a história da imigração italiana no município.
As imagens retratam a história da imigração italiana no município.
A ação faz parte do Projeto “Imigrantes Italianos – Murais em Colombo”.
A ação faz parte do Projeto “Imigrantes Italianos – Murais em Colombo”.
Com o objetivo de ilustrar a cultura italiana de Colombo e embelezar ainda mais as belas paisagens do Circuito Italiano de Turismo Rural – foram implantados três murais. A ação faz parte do Projeto “Imigrantes Italianos – Murais em Colombo” – idealizado pela artista plástica colombense, Cintia Meri Stapassoli do Amaral.
Com o apoio da Prefeitura de Colombo por meio do Departamento de Turismo – o município acaba de inserir mais um mural. O ponto escolhido para receber a terceira obra de arte foi a Bilheteria do Parque Municipal da Uva – ponto turístico do município.
Vale lembrar, que o primeiro mural implantado, foi em 2015, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva e o segundo foi inserido neste ano – em frente ao Departamento de Turismo.
Com traços inspirados e adaptados em diferentes técnicas e estilos característicos de artistas influentes, como por exemplo, Tarsila do Amaral, Poty Lazzarotto, Juarez Machado e Bandeira de Mello, os três murais possuem um conjunto de imagens que retratam a história da imigração italiana no município por meio de gravuras estilizadas de cenas do cotidiano dos imigrantes, carregadas de poéticas e sentimentos.
Sobre a artista
Moradora de Colombo, a artista plástica, Cintia Meri Stapassoli do Amaral conta que a sua fonte de inspiração são às fotos históricas do município. Além de narrativas de  sua própria vivência. “Meu objetivo principal é resgatar a história dos primeiros imigrantes colonos italianos no município de Colombo, contribuindo ainda para o embelezamento da cidade, com ambientes agradáveis e incremento ao turismo. Além disso, quero que todos tenham a oportunidade de apreciar uma imagem que é o resultado de uma pesquisa que contém toda uma poética dos primeiros colonos italianos no município”, conta. O projeto teve início em 2014, quando a artista desenvolveu uma pesquisa na Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, sobre a cultura italiana em Colombo.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/ PMC

Dia do Rio será celebrado em Colombo


WEBMASTER 23 DE NOVEMBRO DE 2016

A ação visa firmar uma parceria entre Prefeitura Municipal e a Sanepar

Em 2015, os alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da ação.
Em 2015, os alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da ação.
Acontece no próximo sábado, 26, às 9h, no Parque Municipal da Uva a celebração em alusão ao Dia do Rio – comemorado em 24 de novembro. O evento será realizado pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Sanepar.
Durante a programação será assinando um Termo de Referencia entre a Prefeitura e Sanepar com o intuito de elaborar um plano de manejo para a bacia de manancial do Rio Palmital.
“A intenção é implantar ações de conservação no manancial de abastecimento do nosso município. A grande preocupação é em relação à escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.”, destacou o Secretário da Pasta, Evandro Bussato. Além disso, será realizado o plantio de cinco Araucárias no Parque Municipal da Uva como forma de simbolizar a parceria formal estabelecida entre as duas entidades.
Serviço
Dia do Rio
Data: 26 de novembro
Local: Parque Municipal da Uva – Rua Floriano Peixoto, nº 8771
Horário: 9h às 10h30
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC

Mutirão contra a Dengue acontece neste sábado em Colombo


WEBMASTER 23 DE NOVEMBRO DE 2016

A programação inclui a divulgação de cartilha nas escolas municipais e mutirão na Unidade de Saúde Alexandre Nadolny

denguePara reforçar o combate à dengue em Colombo, as Escolas Municipais de Ensino Pedro Viriato Parigot de Souza e John Kennedy vão receber uma cartilha de caráter educativo contra a dengue. A ação faz parte da programação do mês de novembro promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde.
A entrega da cartilha acontece nesta quarta-feira, 23, às 8h e 13h, na Escola John Kennedy, localizada no bairro Campo Pequeno. E, às 9h e 14h, será na Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada no São Gabriel.
E no sábado, 26, está previsto um Mutirão de Combate à Dengue. A concentração será realizada, às 9h, na Unidade de Saúde Alexandre Nadolny, localizada no bairro Campo Pequeno.
A ação desenvolvida pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação tem como objetivo incentivar os cuidados e oferecer dicas sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
“A cartilha é um material que contêm informações sobre a prevenção da doença. Além de incentivar a conversa com os familiares e colegas sobre a importância de se combater a proliferação do mosquito e para que atuem como fiscalizadores em seus bairros e nas suas casas”, explicou o Secretário da Pasta, Darci Martins Braga.
Mutirão
Durante a ação os Agentes de Combate a Endemias do município irão vistoriar residências e empresas orientando os moradores e comerciantes a respeito do Aedes Aegypti e como combatê-lo.
Com a proximidade da estação mais quente do ano não é só as temperaturas que tendem a aumentar, as chances de proliferação do mosquito da dengue também. Por isso a realização dos serviços de combate à dengue pelo município.
“As visitas nos domicílios são feitas de forma amostral, ou seja, a cada cinco casas uma passa pela vistoria. Portanto, a ajuda por parte da população é extremamente importante para que mantenhamos a Dengue longe do município”, destacou Braga.
Serviço:
Lançamento da Cartilha de Combate à Dengue
Dia: 23/11
Horário: 08h e 13h
Local: Escola Municipal John Kennedy – Rua Travessa São Paulo, 141
Dia: 23/11
Horário: 9h e 14h
Local: Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza – Rua Antonio Francisco Scrok, 39
Mutirão de Combate à Dengue
Dia: 26/11
Horário: 09h às 13h
Local: Unidade de Saúde Alexandre Nadolny – Rua: Basílio Pereira, 18.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Agentes Comunitários de Saúde participam de treinamento


WEBMASTER 24 DE NOVEMBRO DE 2016

Os agentes comunitários fazem parte da Estratégia Saúde da Família e atuam na busca de alternativas para melhorar as condições de saúde da população

A Prefeita de Colombo, Beti Pavin participou da programação e destacou a importância dos profissionais.
A Prefeita de Colombo, Beti Pavin participou da programação e destacou a importância dos profissionais.
O evento reuniu 249 agentes comunitários de saúde e 25 agentes de combate a endemias que atuam no município.
O evento reuniu 249 agentes comunitários de saúde e 25 agentes de combate a endemias que atuam no município.
Foi ministrada uma palestra motivacional pelo médico e idealizador do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil, Alceni Angelo Guerra.
Foi ministrada uma palestra motivacional pelo médico e idealizador do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil, Alceni Angelo Guerra.
“Os agentes são a base e solidificam as ações de saúde junto à população. Além de fazerem parte da Estratégia Saúde da Família, adotada pela Prefeitura de Colombo”, destacou o médico e Secretário de Saúde, Darci Martins Braga durante a Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde, promovida nesta quarta-feira, 23, no Auditório da Regional Maracanã.
O evento reuniu 249 agentes comunitários de saúde e 25 agentes de combate a endemias que atuam no município – sempre na busca de alternativas para melhorar as condições de saúde da população.
A Prefeita de Colombo, Beti Pavin participou da programação e destacou a importância dos profissionais. “Momento importante para o dia a dia do trabalho – levam conscientização para os cidadãos. É um trabalho valoroso de cada um dos agentes e queremos sempre valorizar esta ação”, disse a prefeita.
Durante o evento foi ministrada uma palestra motivacional pelo Doutor, Alceni Angelo Guerra – médico pediatra formado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), ex-ministro da saúde e idealizador do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil.
Estratégia Saúde da Família
Estratégia Saúde da Família (ESF) é um projeto dinamizador do SUS (Sistema Único de Saúde), implantada em Colombo, – que visa à reorganização da Atenção Básica na Saúde.
Na ocasião, também estavam presentes no evento: os Secretários de Assistência Social, Maria da Silva Souza e do Planejamento, Orçamento e Gestão, César Antônio Bittencourt e o Diretor da Regional Maracanã, João Dalprá.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC

Prefeita Beti Pavin visita base do SAMU Metropolitano em Colombo


WEBMASTER 24 DE NOVEMBRO DE 2016

Além de conhecer as novas instalações, a prefeita também foi conferir as obras de reforma no Pronto Atendimento do Maracanã

Na ocasião, a prefeita aproveitou a oportunidade para conferir as obras de reforma no Pronto Atendimento do Maracanã.
Na ocasião, a prefeita aproveitou a oportunidade para conferir as obras de reforma no Pronto Atendimento do Maracanã.
A partir do dia 1º de dezembro o município passará a compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192.
A partir do dia 1º de dezembro o município passará a compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192.
A Prefeita Beti Pavin, acompanhada do Secretário de Saúde, Darci Martins Braga, conheceu a nova base do SAMU Metropolitano.
A Prefeita Beti Pavin, acompanhada do Secretário de Saúde, Darci Martins Braga, conheceu a nova base do SAMU Metropolitano.
Na manhã desta quinta-feira, 24, a Prefeita Beti Pavin, acompanhada do Secretário de Saúde, Darci Martins Braga, conheceu a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Metropolitano, localizado ao lado do Pronto Atendimento do Alto Maracanã. Na ocasião, a prefeita aproveitou a oportunidade para conferir as obras de reforma no Pronto Atendimento do Maracanã.
A partir do dia 1º de dezembro o município passará a compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192. Por meio de um convênio inédito entre Colombo, Pinhais e Piraquara, a população colombense passará a contar nos próximos dias com duas ambulâncias de suporte para chegar antecipadamente à vítima.
“Trabalhamos fortemente para entregar este serviço para nossa população e a partir desta parceria vamos trazer resultados positivos e com qualidade. O intuito é otimizar o tempo resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços de saúde de referência. Acabou aquele momento em que as pessoas tinham que ficar esperando para serem atendidas”, destacou a Prefeita Beti Pavin.
O novo serviço disponibilizado pela Prefeitura Municipal tem como principal objetivo chegar antecipadamente à vítima – após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.
“São casos que podem levar a sofrimento, as sequelas ou mesmo a morte. É de um serviço de Atendimento Pré-hospitalar (APH), que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível”, explica o Secretário de Saúde, o médico Darci Martins Braga.
Serviço:
SAMU Metropolitano
Telefone: 192
Central da Ambulância, localizada na Rua Abel Scuissiato, 40.
IMG_3497 IMG_3499 IMG_3500 IMG_3508
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Prefeitura de Colombo promove evento Oportunidade de Negócios


WEBMASTER 24 DE NOVEMBRO DE 2016

O curso oferece suporte para que empresários do município comercializem seus produtos ou serviços

imageNessa segunda-feira (28), às 18h30, será realizado o evento Oportunidade de Negócios (Curso Compras Governamentais – Fornecedor), promovido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho em parceria Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e ACIC (Associação Comercial e Industrial de Colombo).
O encontro é destinado aos pequenos empresários que tenham interesse no setor de compras públicas e privadas do município. A prefeitura já vem trabalhando para oferecer oportunidades como essa há um ano e já realizou diversas atividades, entre elas: a capacitação dos funcionários das secretarias envolvidas no processo licitatório, auxiliando a organizar os processos, a realização de treinamento para as demais empresas do município.
Na programação do evento, os empresários poderão assistir a duas palestras: “Você pode ganhar mais”, ministrada pela Administradora de Empresas e Coach executiva e empresarial, Indakeia Marisol de Lima e o palestrante Anderson Santi de Andrade, falará sobre “O poder das compras públicas e as oportunidades de negócios”. A expectativa é que cerca de cem empresários participem das palestras.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa, a Prefeitura Municipal em parceria com a ACIC e o Sebrae estão desenvolvendo um trabalho para fortalecer a oportunidade dos empresários do município – terem conhecimento e participarem das licitações. “Todo esse trabalho tem como objetivo oferecer a oportunidade dos empresários locais de participarem desses processos de licitações vendendo seus produtos ou serviços estimulando a geração de renda oportunizando o crescimento econômico da cidade”, explica.
Serviço:
O evento será realizado às 18h30, na ACIC (R. José Antonio Zem, 204 | Jd. Arapongas), as inscrições para participar do evento devem ser feitas antecipadamente pelo site do Sebrae (www.sebraepr.com.br) ou pelo telefone 0800 507 0800.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Colombo elege neste sábado, 26, a Rainha da 54ª Festa da Uva


WEBMASTER 24 DE NOVEMBRO DE 2016

Durante o evento haverá o desfile das candidatas que também terão que mostrar seus conhecimentos sobre o município

rainha-01Acontece neste sábado, 26, às 20h, o concurso que elegerá da Rainha da 54ª Festa da Uva, além de definir a 1ª e 2ª Princesas. Vale lembrar, que um dos maiores símbolos da festa é a Rainha da Uva, que tem como responsabilidade divulgar esse belíssimo evento. O concurso acontecerá no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva.
A tradicional Festa da Uva de Colombo busca valorizar os agricultores, comerciantes e as tradições do município de Colombo, oportunizando a divulgação de seus produtos e suas potencialidades, por meio da gastronomia, dança música e artesanato.
Durante o evento haverá o desfile das candidatas que também terão que mostrar seus conhecimentos sobre o município.
A preparação das candidatas acontece durante toda a semana, com visitas a pontos turísticos do município. Entre os roteiros estão à Casa da Cultura, Gruta do Bacaetava e o Parque Municipal da Uva, além de vinícola, onde o processo de fabricação do vinho é apresentado.
Também serão realizados os primeiros ensaios fotográficos e de passarela, além de uma breve palestra no Museu Municipal Cristóforo Colombo sobre a história de Colombo.
Serviço:
Concurso da Rainha da 54ª Festa da Uva de Colombo
Dia: 16 de novembro
Horário: 20 h
Local: Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva, localizado na Rua Endereço: Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: 
facebook.com/pmdecolombo

Homem forja triângulo amoroso no Whatsapp para aplicar golpe


Caso ocorreu no município de Mata de São João, na região metropolitana.
Suspeito cobrou R$ 5 mil por 'falsa descoberta' da esposa com a vítima.

Do G1 BA
Homem forja triângulo amoroso no Whatsapp para aplicar golpe na Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Homem forja triângulo amoroso no Whatsapp para aplicar golpe na Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Um homem foi preso no município de Mata de São João, na região metropolitana de Salvador, após tentar aplicar um golpe por meio do aplicativo Whatsapp. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito fingiu ser uma jovem mulher e iniciou um relacionamento virtual com um homem de 50 anos. Para tornar o plano mais convincente, ele usou a foto de uma mulher escolhida na Internet para ilustrar o perfil, segundo a polícia.
Algumas semanas depois, o suposto estelionatário voltou a entrar em contato com a vítima se passando, desta vez, como traficante que seria marido da jovem com quem ele estava se relacionando. Afirmando ter descoberto o caso, teria cobrado o valor de R$ 5 mil para não matá-lo em virtude do falso triângulo amoroso. Segundo a polícia, o suspeito enviou mensagens com ameaças de morte também aos familiares da vítima.
saiba mais

As informações foram passadas ao G1 pelo delegado responsável pela prisão, Giovanni Iran. Ele contou que a prisão ocorreu na terça-feira (22), mas o suspeito só foi apresentado na manhã desta quinta (24), na sede da Polícia Civil, em Salvador.
Segundo o delegado, o suspeito tem 37 anos e foi preso em flagrante ao tentar retirar móveis e eletrônicos da casa da vítima. Os itens serviriam de garantia, caso o pagamento do valor cobrado não fosse realizado. Entretanto, já ciente do caso, a polícia disse que conseguiu frustrar a ação do suposto estelionatário.
“Primeiro, ele se passou por uma jovem morena e bonita. Depois, se passou pelo marido dela, que seria um traficante. No final, esteve na casa da vítima se passando que por um conhecido do traficante para retirar tudo de dentro da casa. Ele se passou por três pessoas. Todos eram um só”, contou o delegado sobre o modo de agir do criminoso.
Na fase de ameaças, a polícia conta que a vítima, que é casada, chegou a deixar a casa onde morava com a família com medo do suposto traficante traído. Depois, entretanto, conseguiu tomar coragem e denunciar o caso.
“Temos indícios, mas ainda não podemos antecipar, de que ele é um estelionatário contumaz”, suspeita o delegado Giovanni Iran. Preso, o homem de 37 anos está à disposição da Justiça.

Cerveró diz que pediu a Temer para ser mantido no cargo


Wilson Dias/ Agência Brasil
Em depoimento como testemunha de defesa do ex-deputado federal Eduardo Cunha, na Justiça Federal do Paraná, o ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, reafirmou que foi sustentado no cargo pela bancada do PMDB no Senado e que, para isso, “arrecadou” US$ 6 milhões para os senadores Renana Calheiros e Jader Barbalho, através de propinas nos contratos da estatal. Ele informou que sua substituição por Jorge Zelada no cargo ocorreu por pressão do PMDB da Câmara e disse que chegou a pedir ao então presidente do partido, na época deputado federal Michel Temer para que fosse mantido no cargo, mas não teve sucesso.
“O PMDB se aproximou de mim através do ministro Silas Rondeau, que me apresentou ou PMDB do Senado. Em troca do apoio, repassei R$ 6 milhões a Renana Calheiros, Jader Barbário e Silas Rondeau por resultado obtido de negociações de propinas”, disse o depoente. Ele informou que sua substituição ocorreu num momento de fragilidade do PMDB do Senado, por conta da renúncia de Renan Calheiros da presidência da Casa após a denúncia de que recebeu propina para o pagamento de despesas pessoais, o que fez com que a bancada do partido na Câmara ganhasse mais peso e iniciasse a pressão para indicar um nome de sua confiança.
Cerveró revelou que, diante da situação, procurou deputados do PMDB, liderados pelo então deputado Fernando Diniz, de quem teria ouvido que, “se eu contribuísse com US$ 700 mil mensais para a bancada da Câmara, eles me apoiariam. Não concordei porque eu não tinha como fazer isso”.
Questionado pela defesa de Cunha se ele tratou da questão com o hoje presidente Michel Temer, o ex-diretor da Petrobras disse que “estive com Michel Temer, levado pelo José Carlos Bumlai. Ele marcou uma audiência com o então deputado Michel Temer, presidente do PMDB, no escritório dele em São Paulo. Eu fui lá, ele me recebeu muito bem, mas me disse que não poderia contrariar os interesses da bancada que ele comandava”. A defesa de Cunha chegou a questionar se a proposta de pagamento de US$ 700 mil mensais teria sido discutida com Temer, mas o juiz Sérgio Moro interrompeu e não o deixou responder, alertando que tal questão não fazia parte do processo e nem poderia ser abordada na primeira instância.

TRF4 absolve dois executivos da OAS condenados por Moro na Lava Jato


Da Redação

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) absolveu, nesta quarta-feira (23), dois executivos condenadas em primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro, no julgamento de executivos da OAS investigados na Lava Jato. Por unanimidade, Mateus Coutinho de Sá Oliveira e Fernando Stremel foram absolvidos por falta de provas.
Na primeira instância, Oliveira havia sido condenado a 11 anos de prisão, e Andrade a quatro anos em regime aberto por corrupção e lavagem de dinheiro. Ambos recorreram ao TRF4, que determinou a absolvição.
Segundo o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator dos recursos no TRF4, os dois foram absolvidos porque restaram “dúvidas razoáveis sobre sua atuação no esquema”.
José Ricardo Breghirolli, também executivo da OAS e também preso há nove meses, teve sua pena reduzida para quatro anos, a ser cumprida no regime semiaberto. Moro o havia condenado a 11 anos de prisão no regime fechado.